As características essenciais do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário.
O estágio em que o prejuízo funcional fica evidente irá variar de acordo com características do indivíduo e seu ambiente.
Características diagnósticas nucleares estão evidentes no período do desenvolvimento, mas intervenções, compensações e apoio atual podem mascarar as dificuldades, pelo menos em alguns contextos.
Manifestações do transtorno também variam muito dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica; daí o uso do termo espectro.
O transtorno do espectro autista engloba transtornos antes chamados de autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger.
Fonte: Manual Diagnóstico e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-5)
Gostou deste artigo? Quer receber mais informações e dicas sobre como ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, TDAH, Deficiência Intelectual e Autismo? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail.