fbpx

Habilidades emocionais que devemos incentivar nas crianças

Além de estimular as competências motoras dos pequenos, os pais precisam também se atentarem às habilidades emocionais. Pois, elas são contribuem para a formação do caráter e da personalidade da pessoa.

Coragem

Esse é uma habilidade que, com certeza, o ajudará também na vida adulta, pois, ao longo dos anos, temos sempre que enfrentar diversos desafios e superar os medos. Por esse motivo, sempre encoraje a sua criança! Para isso, utilize frases como “você consegue”, você é capaz! Que o incentive quando estiver inseguro.

Autoconfiança

Para desenvolver esta habilidade em seu pequeno, saiba que trabalhar a autoestima dele é primordial. Por isso, sempre que tiver a oportunidade, elogie-o pelo trabalho bem feito, ofereça feedbacks positivos assim que finalizado comportamentos positivos. Além disso, mostre que também possui confiança nele. Essa ação fará com que ele reconheça o próprio potencial, acreditando que conseguirá conquistar tudo o que deseja.

Pensamento crítico

Procure apresentar situações para a criança, fazendo com que ela tenha que refletir para chegar a uma resposta. Para estimular essa competência, você pode fazer o uso de resoluções de situações problemas e jogos, por exemplo. Adultos que não possuem essa habilidade, normalmente, ficam angustiados em meio a problemas e por vezes, tem dificuldades em agir de forma racional.

Paciência

Essa habilidade é que nos auxilia em sabermos como lidar com outras pessoas e situações desafiadoras da vida. Por isso, é muito importante incentivá-la. Primeiramente, os pais devem ser exemplo em sua casa, ou seja, tente lidar com situações difíceis da melhor forma possível. Além disso, outra dica é ensinar a criança que tudo tem um tempo determinado e que nem sempre é possível controlar todas as situações.

Empatia

Saber se colocar no lugar do outro é essencial para relações mais saudáveis. Por isso, ensine essa habilidade ao seu pequeno. Para aplicar isso no dia a dia, sempre que seu filho passar por alguma situação adversa com o coleguinha, faça o exercício de tentar fazer com que ele se coloque no lugar do amigo. Ou até mesmo no dia a dia em casa, os pais são exemplos para os filhos, em um momento que os pais estão com muita raiva a ponto de explodirem, respire fundo e se acalme, não agir com agressividade vai poder mostrar para eles como devem agir quando ficarem nervosos e querer bater no irmão, nos colegas, etc.

Essas habilidades irão contribuir, e muito, para o desenvolvimento do seu filho

Gostou deste artigo? Quer receber mais informações e dicas sobre como ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, TDAH, Deficiência Intelectual e Autismo? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *