Quando a pessoa apresenta dificuldades na aprendizagem, é sempre importante fazer uma avaliação por um profissional qualificado, para verificar se as dificuldades na aprendizagem são ocasionadas por fatores externos ao indivíduo, ou se está relacionada à um transtorno neurológico (interno).
Se tratada corretamente e a tempo antes que se agrave, a dificuldade de aprendizagem tende a ser corrigida com mais facilidade e a curto prazo.
Veja abaixo com mais detalhe cada fator externo que está relacionado com a dificuldade na aprendizagem:
Meio social
* Depende dos estímulos que a pessoa recebe no meio em que vive;
* Se atentar se a criança recebe estímulos como brincadeiras, atividades com músicas, desenhos, pinturas, comunicação, leitura, jogos, lazer (teatro, cinema, circo, parques);
* A autonomia da criança, lhe é permitida? Muito importante proporcionar autonomia para o desenvolvimento da criança.
Afetivos, psicológicos, emocionais e familiares, quando a pessoa pode ter passado ou estar passando por momentos difíceis como:
* uma perda de um ente querido;
* divórcio dos pais;
* problemas familiares;
* sofrer bullying;
* medo;
* tristeza;
* depressão;
* raiva/revolta;
* ansiedade/estresse;
* abuso;
* exclusão, entre outros.
Pedagógicos
* Quando os métodos, ou processo de avaliação utilizados não foram adequados, não foram corretos para aquela pessoa.
Gostou deste artigo? Quer receber mais informações e dicas sobre como ajudar crianças e adolescentes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, TDAH, Deficiência Intelectual e Autismo? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail.