O professor particular é o profissional que trabalha os CONTEÚDOS escolares, se baseia no mesmo esquema das aulas comuns e teóricas.
Já o psicopedagogo é um profissional normalmente graduado em pedagogia ou psicologia, pós-graduado em psicopedagogia, que estuda e se aprofunda no processo da aprendizagem humana.
Ele realiza uma anamnese com a família, posteriormente um processo de avaliação com provas operatórias, projetivas, entre outras, verificando as causas, do indivíduo não estar conseguindo aprender e estar com atraso no seu desenvolvimento.
Com isso, este profissional irá analisar e elaborar um relatório com as possibilidades diagnósticas, por exemplo, dificuldades de aprendizagem que possam ser de causas emocionais, sociais ou pedagógicas. Ou se podem ser por motivos de algum transtorno neurológico, por exemplo, os transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro do autismo, uma deficiência intelectual ou outros.
Após a avaliação, direciona os atendimentos no desenvolvimento de atividades que irão auxiliar a criança ou adolescente, nas habilidades que precisam desenvolver, potencializando a aprendizagem, por exemplo, atividades de percepção visual ou auditiva, fonológicas, raciocínio lógico, atividades que trabalham a memória, atenção, concentração e foco, funções executivas, sociais, entre outras. Assim, além das teorias, proporciona atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e musicalização atuando diretamente na causa do problema.
Gostou deste artigo? Quer receber mais informações e dicas sobre como ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, TDAH e Autismo e outros? Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente em seu e-mail.